Muito mais do que uma prática corporal,

a Yoga é também uma filosofia de vida!

 

Para a Yoga tudo está conectado, cada um de nós a nossa comunidade, nossa comunidade ao mundo, criando uma sinergia.

Cuidarmos de nós mesmos é cuidarmos também do mundo!

Ao nos curarmos, ajudamos a curar o mundo!

Já foi comprovado cientificamente que a Yoga traz inúmeros benefícios para nossa saúde. Sem querer enumerar todos e esgotar o tema, vamos falar de alguns deles:

Flexibilidade

O aumento da flexibilidade é um dos primeiros benefícios que podemos sentir. No início, talvez o aluno não consiga fazer algumas posturas. Mas a melhora é visível e gradual e aos poucos o que parecia impossível se torna realidade, já que toda vez que você pratica Yoga você leva suas articulações ao máximo que você consegue fazer. Isso vai prevenir artrite pois ao trabalhar suas articulações, o líquido sinovial (que nutre a articulação) flui e diminui o atrito entre as cartilagens e os ossos.

Controle do peso corporal

A perda de peso acontece como consequência da tonificação dos músculos, aceleração do metabolismo e diminuição da ansiedade. Assim os níveis de açúcar no sangue diminuem e a qualidade do sono melhora. Além de ajudar a queimar as calorias, o conhecimento do próprio corpo nos ajuda a fazermos melhores escolhas principalmente em relação a nossa alimentação.

Alívio do estresse diário

Sentimentos como raiva, medo, frustação, arrependimento, ansiedade estão associados ao estresse, podendo gerar enxaquecas, insônia e até várias doenças.

Hábitos inconscientes de posturas corporais podem nos causar uma tensão crônica gerando muito estresse. A prática da Yoga vai possibilitar a você ter a consciência desta tensão e ensina como pode dissipa-la.

O foco no momento presente, a diminuição da respiração e a consciência corporal ativam nosso sistema nervoso parassimpático, diminuindo a hipertensão, melhorando o fluxo sanguíneo em intestinos e órgãos genitais e nos deixando relaxados. Com uma mente mais calma podemos combater os sintomas do estresse com mais facilidade.

Ao conseguirmos ter o foco no momento presente, conseguimos ter uma melhor coordenação motora, melhorar a memória e nosso tempo de reação aos desafios do dia a dia. Se lidamos melhor com os problemas, estressamos menos.

 

Diminuição de dores em geral

Algumas dores desaparecem porque a Yoga nos ensina a coordenarmos melhor nossa musculatura, tendo mais consciência corporal de nossas posturas erradas e corrigindo-as. Conseguimos isso porque o fortalecimento de nossos músculos juntamente com o aumento da flexibilidade irá nos proteger desses hábitos errados de posturas e ajuda a prevenir quedas, já que também teremos mais equilíbrio.

Um exemplo é imaginarmos nossa cabeça como sendo uma bola de boliche pesada. Se essa bola estiver alinhada com a coluna vertebral conseguiremos suporta-la sem sentirmos dor.  Porém, basta alguns centímetros para frente (como por exemplo, a posição que a maioria das pessoas ficam ao olhar o celular), para que o corpo faça uma compensação desalinhando vários músculos tensionando o pescoço, os ombros e toda a nossa coluna vertebral. Agora imagine esse hábito de ter uma má postura ao olhar o celular todos os dias?

Prevenção de doenças

Ao contrair e alongar sua musculatura, você está drenando a linfa, líquido que contém células de defesa, o que ajuda o sistema linfático a combater infecções, células cancerígenas e limpar as toxinas do corpo de forma mais eficiente.

Estudos do professor Richard Davidson (Universidade de Wisconsin) comprovaram que os iogues possuem uma atividade do córtex pré-frontal aumentada e isto está relacionado à felicidade e à função imunológica. Outros estudos afirmam que a prática constante da Yoga pode combater a depressão ao elevar os níveis de serotonina e diminuir o cortisol sanguíneo.

A prática da Yoga nos deixa mais conscientes e mais hábeis para lidar com nossos problemas evitando emoções ruins como raiva e o medo, sentimentos que, segundo diversos estudos, estão ligados a distúrbios e doenças.

 

Venha praticar Yoga no Espaço Vista da Serra!

 

As aulas são maravilhosas!

A professora Rachel Dinelli faz muito mais do que apenas guiar suas poses! Ela nos ensina a ter a consciência corporal necessária para fazermos o máximo de nossa amplitude, com segurança em uma aula super envolvente!

Temos diversos horários! Entre em contato e saiba mais!

Avenida José do Patrocínio Pontes, 1220 – Mangabeiras – Belo Horizonte – MG – Brasil

(31) 9 9982-1874

Visite-nos em nossas redes sociais! Curta e compartilhe!
Visantes neste site
436